NOTÍCIAS

07 Maio 2018
Estudos sem distrações

Estudos sem distrações

Em tempos de dispersão tecnológica não basta apenas saber o que se deve estudar, mas principalmente como adotar ferramentas para melhorar o desempenho nos estudos.




Conciliar as aulas, com outras atividades extras escolares e ainda criar uma rotina de estudos não é uma tarefa nada fácil em tempos de tantas distrações tecnológicas e de entretenimento ao alcance dos dedos.




Além de saber O QUE se deve estudar para a seleção de um concurso ou em preparação ao Exame Nacional (ENEM), hoje em dia é fundamental saber COMO estudar.




Existem várias ferramentas que podem auxiliar os estudantes a ganharem tempo, focar no que realmente é importante, reduzir a dispersão ou procrastinação e alcançar resultados. Mas como descobrir isso?




O estudante Paulo Henrique Carlos, 18 percebeu que não era uma tarefa nada fácil concentrar nos estudos com o celular apitando as mensagens de Whats App. O tempo corria e a produtividade nos estudos ficava prejudicada. Foi somente a partir do acompanhamento de um professor especializado com conhecimento de ferramentas específicas para o seu caso, que o seu rendimento nos estudos mudou de forma surpreendente:




“Eu só conseguia ficar concentrado no máximo uma hora. Logo perdia a atenção. Em dois meses já sinto a diferença com o uso das dicas que o professor me deu para otimizar o tempo. Estou mais focado nos estudos”, explica Carlos que este ano se prepara para alcançar resultados satisfatório no ENEM.




Acompanhamento personalizado



Se para cada necessidade é preciso que haja quem possa atendê-la, na área educacional já há profissionais prontos a realizar essas orientações. E nada melhor do que um professor com os conhecimentos multidisciplinares, consiga realiza esse acompanhamento de forma individual incentivando, a partir de métodos bem definidos, como alcançar as metas.




O professor João Pedro Bezerra realiza o trabalho de Coach Personal tendo como público os estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio, concurseiros ou que se preparam para Exames como o Enem e o IFRN no Colégio Mater Christi e no Vírus Cursinho.




Segundo João Pedro, que atende os alunos de forma individual, o perfil de quem busca um trabalho de acompanhamento especializado busca otimizar os estudos, melhorar o seu desempenho escolar, desejam aprender técnicas de estudos para ter um melhor desempenho nas seleções e também aprender a gerenciar o tempo:




“O nosso trabalho de acompanhamento personalizado orienta o aluno na escolha da vaga a conquistar, quando necessário, ajudamos na análise do edital do concurso pretendido e fazemos a indicação de melhores materiais, das técnicas de estudo com uma adequada programação de estudos. Porém, entendemos que não basta apenas repassar as ferramentas. É preciso um acompanhamento cerrado das atividades, propondo mudanças nas estratégias iniciais e promovendo a correção de desvios e atrasos, quando necessário”, explica o professor.




Dicas de Estudos




Para quem tem interesse de começar a fazer dos estudos uma atividade mais otimizada e sem desperdício de tempo o professor João Pedro dá algumas dicas importantes para se iniciar esse processo de organização dos estudos.




Confira algumas dicas que podem ser adotadas na rotina de estudos:





1ª) LISTE QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS:


Quando listamos os nossos objetivos, estamos a escrever a nossa história antes dela acontecer. Escreva o seu próprio guião de vida. Em seguida torne-se o seu realizador e produtor. Se algumas coisas não acontecerem como desejava, reescreva novamente.




2ª) DEFINIR PRIORIDADES:


Com os objetivos elencados determine os mais importantes levando em consideração o grau de importância e urgência.




3ª) FAÇA UMA LISTA DE TAREFAS:


Planejar as tarefas do dia-a-dia não é algo fácil porém, quando realizado um bom planejamento possibilitará maior foco nas tarefas, reduzirá a perda de tempo com coisas que não são necessárias e o mais importante evitar ou diminuir ao máximo os imprevistos. A lista de tarefas pode ser utilizada para tarefas corriqueiras como fazer uma simples lista de compras ou para o dia de eventos importantes como apresentar um trabalho, TCC etc. A minha dica é que 30 min antes de dormir ou 15 min antes de sair de casa, faça uma lista de todas as coisas que tem para fazer, defina o que é importante e urgente e você vai perceber que ao final do dia foi perdido pouco tempo com coisas que não eram necessárias.




4ª) ESTABELECER METAS MENSURÁVEIS E DE CURTO PRAZO:


Para quem quer começar a estudar é muito importante estabelecer metas que possam ser alcançadas no curto prazo, uma meta que não é conquistada tem impacto negativo diminuindo motivação para estudar. Por exemplo, um estudante que tem dificuldade em funções não deve estudar todo o assunto de funções de uma só vez. Ele deve começar com a função afim e estipular o prazo necessário para estudar, concluído os estudo a meta foi alcançada gerando um sentimento de satisfação e consequentemente motivando o estudante a se manter focado em seu objetivo.